domingo, 8 de julho de 2012

Ich vermisse dich Deutschland!

Ai como eu tenho saudades da Alemanha!!! Em vários aspectos.

Para quem não sabe, fez no mês passado um ano que voltei da Alemanha. Estive lá cerca de 9 meses mais propriamente em Munique. Quando fui, nunca pensei que me fosse adaptar tão bem. Aquilo lá não tem dificuldades nenhumas nos transportes (nunca me perdi a andar em qualquer um!), tanto podemos ir de metro como de comboio, autocarro ou eléctrico, aliás, muitas das vezes andar de carro pode ser mais confuso e mais demorado. Porque resumindo havia transportes para todo o lado e normalmente (dependendo do transporte) de 10 em 10 minutos! 
Bem, para quem vive numa cidade como a minha, em que o único meio de transporte público é o autocarro, foi uma grande diferença quando fui para lá mas também me adaptei super bem e nunca me perdi que foi o mais importante! As pessoas têm sempre muito receio...ah e tal alemão, não se percebe nada do que dizem e a língua é horrível! Sim a língua é horrível mas para quem sabe inglês é muito mais fácil de aprender Eu já tinha tido alemão no secundário mas nunca me interessei pela língua nem fiz o menor esforço para aprender. Maldita a hora! 
Quando fui para Munique, comecei a fazer cursos em alemão e digo-vos, quando toda a gente à nossa volta fala essa língua é muito mais fácil aprender. Só que, para mim, foi mais difícil porque como sabia inglês, onde quer que fosse falava inglês e não alemão (incluindo com os meus patrões).  Devido a isso, pouco ou nada desenvolvi no alemão em termos de fala mas entendida praticamente tudo o que me diziam.

Do tempo que lá estive não tenho quase fotos nenhumas! Tenho fotos de quando fui à " Die Lange Nacht der Münchner Museen", ou seja, "A longa noite dos museus de Munique". Foi altamente. Na altura estava à pouquíssimo tempo em Munique e fui com os meus tios. Essa noite dos museus resumia-se em todos os museus estarem abertos desde as 19h até às 2h da manhã e pagar-se apenas 15 euros para se puder entrar em todos e para andar nos transportes que levavam a cada um!


Já não sei ao certo quantos museus vimos ( e muito menos quantos eram) mas fomos mesmo a muitos. Como aqui em Viseu, contam-se pelos dedos, aquilo lá era outro mundo completamente diferente. Havia museus de tudo e mais alguma coisa. Chegou uma altura em que já não conseguimos ver mais de tão cansados que estávamos e os transportes começaram a demorar muito e optámos por ir para casa mas pouco faltava para as 2h da manhã. 

Aqui ficam algumas dessas fotos dos museus!







Outra coisa de que sinto bastantes saudades é das noites de lá. Quando fui para lá, entrei num grupo de pessoas que eram conhecidos dos meus tios mas que têm mais ou menos a minha idade. Eles costumavam ir a uma discoteca latina que eu adorei!!! Passava horas e horas a dançar e chegava a casa de manhã! E não é nada como aqui, nós íamos para a discoteca eram para aí 22h ou 23h e a partir daí era sempre a dar-lhe!
E o melhor de tudo (E foi o que me fez fazer este post hoje) onde quer que fossemos de estabelecimentos, fosse a discoteca, como um café, bar ou restaurante não se fumava lá dentro! 

Para quem me conhece já sabe que detesto o fumo do tabaco e não suporto estar muito tempo num sítio onde o fumo é constante. Não tenho nada contra quem fuma, só acho que quem não fuma não deveria ser "obrigado" a sentir-se sufocado. Porque para quem fuma não custa nada virem à rua para fazê-lo (sim porque ventiladores e extractores de fumo....desculpem mas foi a coisa mais inútil que inventaram) e acreditem quando digo que não custa mesmo! Porque o que eu via lá na Alemanha, mesmo com graus negativos, as pessoas continuavam a vir à porta da discoteca fumar e não era por isso que consumiam menos! 
Outra ideia (que vi na Suiça) foi o de fazerem uma sala de vidro na discoteca para os fumadores, com bar e música como a sala normal e quem quisesse estar sempre a fumar, ficava lá e tinha uns sofás e uns banquinhos para se sentar, quem não queria ia lá só fumar e voltava para a sala normal. Digo-vos uma coisa, nunca na minha vida saí a cheirar "tão bem" de uma discoteca como saí de lá. Aqui (como foi o caso de ontem e nem a uma discoteca fui) saio à rasca dos olhos, com os pulmões completamente entupidos!


Outra coisa à parte que sinto saudades são dos meus patrões e da pequenina que eu estava a cuidar! Apesar de gostar do trabalho onde estou agora, adorava os meus patrões, eles eram novos e super modernos, às vezes até demais e conheci sítios onde não pensava ir graças a eles e adorei lá estar. Levaram-me a Veneza e à Àustria mas isso é assunto para outro post :)
Se soubesse o que sei hoje, nunca teria voltado para Portugal, por estas e outras várias razões! Mas já que voltei, o melhor é aproveitar o que há por aqui e o facto da minha cidade ser a melhor para se viver =P e nunca se sabe o que o futuro nos reserva e se eu não voltarei para lá um dia.

Ou para outro país! Apesar de ser um bocado presa às minhas raízes, acho que o meu espírito aventureiro ainda tem muito que fazer!



Já alguma de vocês viveu durante algum tempo noutro país? Como foi a experiência?

P.S. Peço desculpa pelo longo post mas para quem quiser saber um bocadinho mais de mim e das minhas experiências de vida acho que vale a pena ler :)





2 comentários:

  1. Adorava lá ir um dia . :)
    Obrigada por nos mostrares um pouco deste país !

    Beijinho ,
    Ana Catalarrana
    http://SinBowtie.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu por te teres dado ao trabalho de ler aquele texto todo ;) *

      Eliminar